Este é o site oficial do piloto de Dragster MAURÍCIO DEBARBA.
Última atualização em 04/01/2015.

Sobre Maurício Debarba por Iverson JN.

Conheça aqui a história do BMW V-8 de Maurício Debarba...um Chevy-350 Small Block se esconde embaixo do capô desta alucinação das ruas.

.................................................

.............

 

EM CARTAZ NAS RUAS DA CIDADE...

Veja aqui um "passo a passo" de como começou esta história..

Clique na imagem acima e veja o vídeo desta bela criação, idealizada pelo próprio Maurício Debarba.

Tudo começou com uma conversa entre Maurício Debarba e Helder Gandolfo, piloto do Camaro 742 da PRO MOD. Debarba escutou algo que muito lhe interessou e de cara pôs em prática...a idéia era comprar uma BMW antiga e transformar em uma BMW TURBO, daí em diante segue acompanhe um breve relato do desenrolar dos fatos...

Debarba encontra o carro...que aqui na foto ao lado ainda estava no pátio de uma loja em Curitiba, com anúncio do SóCarrão e tudo. Cara de PACATÃO e APOSENTADO. Depois de algumas negociações fecha o negocío...carro bom, inteiro, nunca bateu, feio na tinta, mas o resto estava ótimo...ERA O QUE PRECISAVA.

 
 

Depois disso já podemos ver o carro na casa de Debarba, ainda pacato, sem nada além de uma boa ducha dada pela loja na hora da entrega e mais nada, mesmo assim já melhorou a cara...rs.

O carro foi comprado com um objetivo, virar um "MONSTRO", deveria ir para a rua com a mecânica original BMW, câmbio manual original e ficaria entre 600 e 800 hps com TURBO & NITRO...esta seria a proposta inicial....heheh...já vi este filme, fica SHOW.

Ainda na casa de Debarba o carro apresenta suas credênciais, um motor 6cc em linha de aproximadamente 200 hps que iria ser transformado em um MOTORZÃO e em nada faria lembrar de uma BMW 328i que era até dias atrás.
 
 

Aqui a coisa já mudou de figura, o carro ganhou rodas e pneus aro 18" e já mudou muito o visual, porém o projeto inicial ainda era mantido...MAS...na 1ª Etapa da Copa Brasil de Arrancada tudo mudou.

Sobre o Helder nem precisamos falar, é o atual PROFESSOR PARDAL da arrancada. Nem o Mister M encontra os truques deste cara, que faz qualquer coisa andar rápido. Bom meus amigos, pelo que conheço desses dois caras vem aí um dos carros mais interessantes que já vi.

O projeto é simples, mas os resultados com o passar do tempo devem ser ASSUSTADORES.

Aqui a BMW já teve os retoques de pintura feitos, bem como pintura dos frisos, trincos e demais detalhes na TOZO LATARIA E PINTURA em São José...AGORA VAI...

Helder e seu irmão Ben Hur não deixaram nem o carro respirar, foram logo soltando os parafusos pra por o motor no chão...ATÉ AÍ TUDO EM ORDEM..., mas a conversa tomou outro rumo...

 
 
Quando entramos no box de Roderjan Busato, piloto da categoria PRO MOD do Camaro 174, e vimos este OPALA ao lado, não vimos nada de mais, só nos demos conta quando o capô foi aberto e vimos que ele havia colocado uma mecânica CHEVY V-8 350 no opala para seu pai se deliciar na ruas da cidade e de quebra andar na categoria Desafio 14 na arrancada.

Quando vimos aquilo, um olhou para o outro e de "BATE PRONTO" falei, isto ficaria ótimo na BMW, e de cara ouvi, "ESTAVA PENSANDO NISSO AGORA"...rs...fizemos vários comentários, mas ficou por aí mesmo.

A noite numa conversa descontraída foi que Roderjan disse que tinha um equipamento idêntico ao que estava no opala do seu pai sobrando.

Em conversa com o Helder, que já estava com a BMW em sua oficina para executar o serviço, Debarba e Helder acharam que a idéia seria ótima e o projeto teria um "APELO" diferente do inicial e que seria algo diferente e muito mais interessante. No final ficaria um "HOT ROD MODERNO"...rs.

......................

 

Bom no final do dia e com o Dragster com problemas mecânicos resolvi vir embora mais cedo e deixei o povo no AIC batendo papo, lá pelas 23:00 hs Debarba me liga peguntando se eu sabia onde ele estava...ri é claro, afinal não sou vidente, mas até pensei que estivesse em apuros, tipo carro quebrado na rua ou algo assim, afinal amigo serve pra resolver estas coisas...daí diz ele...acabei de sair da oficina do Roderjan e comprei tudo o que vi pela frente, MOTOR, CÂMBIO, COLETOR DE ESCAPE, KIT DE NITRO, etc.

Pra falar a verdade eu já sabia que isso ía acontecer, só imaginei que ele fosse esperar até segunda-feira ...kkk...foi o que disse pra ele.

O motor é um CHEVY V-8 da Chevrolet Performance com aproximados 400 hps.

O câmbio é um três marchas que aguenta até 1.000 hps de potência vindos do motor...hummm...tem futuro...rs.

Estava tudo zeradinho na caixa e estava realmente SOBRANDO, afinal o Roderjan havia comprado para um cliente e o mesmo acabou desistindo do negócio depois do equipamento estar aqui no Brasil.

Pra vocês terem uma idéia, olhem as duas fotos aí e vejam que estavam até na embalagem, que somente foi aberta na oficina do Helder.

 
 

Aqui temos os dois MALUCOS juntamente com o carro e o motorzão, recém saído da caixa, até então só posando para fotos...rs. Motor completo, com arranque, alternador, ar-condicionado e direção hidráulica, coisa fina mesmo.

De um lado temos um APAIXONADO por carros e de outro um ALUCINADO por carros...kkk...agora deixo por conta de vocês saber "QUEM É QUEM" nesta história...rs.

Aqui ao lado o motor já no lugar, com filtro de ar, escapamento, radiador e tudo mais o que foi necessário fazer. O serviço ficou ÓTIMO, com poucos detalhes para acertar...o que ficou SHOW mesmo foi a "ORQUESTRA SINFÔNICA" que o escape produz para os "AMANTES DO V-8"...eu já ouvi, ficou SHOW, mas muito SHOW mesmo...pena o coletor de escape em cerâmica não ter dado certo, mas o trabalho feito ficou ótimo.

 
 
No interior já está a nova alavanca do câmbio que ficou como se fosse original do modelo. Foram necessárias pouquissímas alterações em todo o carro para que toda a mecânica 6cc câmbio manual desse lugar ao V-8 com câmbio automáticoe muito mais potência, o carro ficou no chão, seguro e MAL EDUCADO, pois quando você pisa ele RESPONDE e RESPONDE mesmo...kkk

 

 

 

Destaque mesmo para a agressividade do capô que teve que ser retrabalhado para absorver o filtro de ar, a princípio deu um tanto de trabalho pensar como seria, mas achamos que ficou só ASSUSTADOR...kkk.

Feito pelas mãos do Carlinhos, uma fera no que faz está aí a obra de arte. O cara trabalha muito bem e o resultado mesmo sem pintura pode ser notado logo de cara. Pra quem vê na rua ASSUSTA, ronco forte, capô agressivo...humm...o que será que tem por aí?

 

 

 
   

Neste momento a BMW encontra-se novamente na TOZO LATARIA E PINTURA em São José dos Pinhais para a repintura do capô que ficará na cor do carro mesmo.

O detalhe interessante é que por onde já passou a BMW com o V-OITÃO todos ficam assustados com o que se vê pela frente. O escape ficou com um ronco bastante robusto e agressivo e o visual do carro já chama a atenção por onde passa.

Agora é acertar os últimos detalhes e curtir este bólido nas ruas de nossa cidade.

ATENÇÃO: deixem os celulares e máquinas prontos, pois a qualquer momento você poderá ser surpreendido por esta MARAVILHA passando por você na rua...e perder uma foto não será legal...

O detalhe é que Debarba costuma usar seus bólidos no "dia a dia" como usamos nossos 1.0 e carros com GNV que é o meu caso...rs.

Bem meus AMIGOS agora o "BRINQUEDO" está quase pronto...motor completamente pronto, NITRO já todo prontinho e um visual que poucos carros podem ostentar com esta idade.
 

 

 

Dêem uma olhada e vejam como deu certo a posição do filtro de ar em relação às travessas do capô. A abertura ficou como se fosse por encomenda...

AGORA...vejam abaixo o capô já pintado...

 

O carro já andou desfilando aí pelas ruas da cidade, e é claro, dando alguns sustos, pois ninguém espera ver uma BMW 96 com toda essa saúde e com um capô MONSTRUOSO como estes a mostra...

 
 

Se o visual assusta, o que vem do escape no mínimo APAVORA...kkk...é fato, um V-8 é sempre um V-8, com um escape bem trabalhado dá para os amantes deste motorzão imaginarem o que se escuta, isso mais parece uma SINFONIA DE BACK...rs.

Aqui o modelo já onstenta todo o visual que irá desfilar pelas ruas, capô, rodas e pneus aro 18, pintura toda cuidada e o que vem debaixo do capô é o que mais interessa.

 
 

Agora só posso dizer que quem estiver nos boxes da 4ª Etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada poderá encontrar esta MONSTRUOSIDADE estacionada por lá...

 

 

Então tá...quem foi viu...rs...aí está a BMW V-8 de Maurício Debarba já desfilando nas ruas da cidade. Ele compareceu na 3ª Etapa do Paranaense de Arrancada a bordo de seu mais novo brinquedo...e que brinquedo...rs.
 
   

Como é de costume, quando não temos atividade na pista o negócio fica sério é na Churrascaria Valejo e desta vez não foi diferente, o Dragster está sendo todo preparado para a próxima etapa visando os ajustes finais para o 20º Festival Brasileiro...

Então fomos mesmo é dar um jeito de almoçar, e aí é que a coisa ficou boa, a bordo do novo V-OITÃO da cidade saímos e o que vi foi muito SHOW...rs...as pessoas param para procurar ver de onde vem tamanho ronco...o carro ficou muito esperto...na semana conto mais detalhes com mais fotos.

 

   
Fôlego nos páralamas...  

 

 

BMW V-8 agora ganha um fôlego nos páralamas...

 

VEJA A SEGUIR "PASSO A PASSO" da transformação.

Ao lado foto do páralamas original.

 
Cansado de ter problemas com os páralamas enroscando nas laterais da BMW V-8, Maurício Debarba resolve alargar os mesmos e além disso baixar eles, dando uma nítida impressão que o carro está SOCADO, porém não é nada disto...
 

 
Foram as bordas dos páralamas que num trabalho muito bem feito pela TOZO - LATARIA & PINTURA foram alargada, porém como se pode ver nas fotos mantiveram o friso original com a dobra interna e tudo...
o trabalho muito bem feito, foi deixado na lata pura e ganhando forma a cada dia que passava...  

 
aqui já se pode ter uma idéia do trabalho como ficaria no final...
carro estaleirado por vários dias na oficina para se chegar ao que Debarba queria.
 
 
depois de vários dias o que se pode ver é um trabalho perfeito, que se não falar não dá pra dizer que foi mexido...
mudando a cor inclusive do fundo das rodas de cinza para preto, para ficar mais agressiva...
 
  o carro realmente parece estar mais baixo que estava, porém em nada foi mexido na suspensão...
acabamento perfeito, agora uma nova fase está por vir...
 
 

enquanto isto não acontece, dá pra curtir pelas fotos que o resultado esperado foi alcançado...

estas ainda são as primeiras fotos após o trabalho, em breve faremos novas fotos com novos ângulos para mostrar a beleza deste modelo que resurgiu das cinzas para brilhar nas ruas de nossa cidade.

 
CUIDADO!!!
   
"NÃO ABUSE DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS, AFINAL ARRANCADA E BEBIDA ALCOÓLICA NÃO COMBINAM."

Obrigado pela sua visita e que "DEUS ABENÇOE" a todos Nós.

 

Contato

E-mail: debarba@debarba.com.br

 

Todos os direitos reservados Debarba Drag Racing Team/Iverson JN.