Este é o site oficial do piloto de Dragster MAURÍCIO DEBARBA.
Última atualização em 06/09/2017.

 
Sobre Maurício Debarba por Iverson JN.
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OS MELHORES VÍDEOS VOCÊ VÊ AQUI...

Marvavilhas Modernas - DRAGSTERS, BMW V-8 por Drag Strip, etc.

OBS: PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIQUE SOBRE A FOTO.

E que venham as provas por todo o Brasil...

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Debarba Drag Racing

 

A Equipe Debarba Drag Racing deu início ao projeto 2.017.

Algumas coisas mudaram, outras precisam ser revistas enfim nosso planejamento está em andamento...

Agora temos então a Debarba Drag Racing / Fertech Competições. Pelas mãos de Fernando Plantes, o Dragster pilotado por Maurício Debarba, que volta a utlizar o lendário número #12 deve voltar às pistas ainda este ano.

Em breve aqui no site e via Fan Page (Debarba Drag Racing) ou nos perfis do piloto que são Mauricío Debarba e Maurício Debarba II vocês saberão das novidades.

 

Em breve veremos imagens como esta protagonizadas pelo Dragster e pelo piloto da Debarba Drag Racing.

Para alguns uma prova de ARRANCADA são só 402 metros acelerando numa reta e é coisa que qualquer um tira de letra...mas, não é bem assim...

 
 

O Dragster de Debarba monstra que é bem diferente disso...após a abertura dos páraquedas vejam o trabalho que dá para parar um Dragster...

 

mesmo que seja numa pista de 201 metros. O carro salta de um lado para o outro, chegando quase ao descontrole...os pneus traseiros chegam a sair do chão...

 

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noutro momento voltam a tocar violentamente causando um efeito IO-IO, devido a baixa calibragem e daí...

Dá-lhe pular novamente até que depois de muito, mas muito sacrifício, pancadas dentro do cock-pit as coisas começam a se acalmar...

Neste momento nosso Manager Project, Victor Debarba, encontran-se morando no Canadá para eestudar e também conseguir novas tecnologias a ponto de serem usadas por nós nas pistas, de lá mesmo continua assessorando seu pai e a Equipe Debarba Drag Racing / Fertech Competições na área de projetos, segurança e desenvolvimento.
 
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e só no final da reta mesmo é que Debarba consegue estabilizar e parar com segurança.

Nos dias de hoje qualquer carro de ARRANCADA tem potência muito acima do 500 HPs, aqui neste caso está acima de 2.000 HPs e as velocidades sempre acima dos 250 km/h. Não é tão fácil assim.

As temporadas de 2015 e 2016 foram de ambientação, mudanças no carro do que era, um V-8 Big Block para um Super Bi-Turbo e ainda temos um longo caminho pela frente...
 
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o visual do Dragster da Equipe Debarba Drag Racing, pilotado por Maurício Debarba está muito SHOW, as imagens proporcionadas por ele então nem se fala...

foram empinadas, atravessadas, idas e vindas para o muro, pulos gigantescos na pista do AIC...

 
 

enfim, um espetáculo que é só o que os apaixonados por provas de ARRANCADA esperam ao irem para a pista.

 

A SEDE da Debarba Drag Racing, um espaço que conta com uma galeria de troféus, na foto ao lado, abaixo da escada, também na parte superior do espaço goumet.

 

 
Aqui Debarba resolveu abrir uma espaço para contar sua história de família com seus pais, os relógios que marcaram os vários anos que a família manteve as duas relojoarias mais tradicionais da cidade a Relojoaria Universal e a M. Debarba, ambas na rua XV de São José.

O espaço gourmet ficou ótimo, não é um ambiente que abriga muitas pessoas, mas é o suficiente para receber alguns amigos e familiares em algumas situações. O espaço não é aberto ao público, pois não temos mecânicos, funcionários disponíveis.

Debarba queria um lugar para guardar seus carros de uso e corrida, seus troféus e ter um espaço para trabalhar as coisas da equipe. E assim mais até por brincadeira minha (Iverson JN) do que qualquer outra coisa ele se tocou que aí podia ser os espaço que sonhava há anos. Aproveitou algumas dicas da esposa, chamou uma profissional da área, a arquiteta Juliana e deu seguimento à SEDE.

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Pra finalizar um visual geral da SEDE, acima da escada a força que nos move, o sinal máximo do AMOR ETERNO. Debarba pediu que fosse colocada uma CRUZ representando sua crença. JESUS EM PRIMEIRO LUGAR. Subindo a escada temos um escritório no mesanino e um corredor que leva para duas suítes que servirão para receber algum viajante ou algo parecido.

Gostaríamos de agradecer nossos patrocianadores pelo apoio dado nesta etapa. A MILITEC-1...

 
 
juntamente com a REGIS RACING nos apoiram nestes últimos anos.

Arrancada é isto, reunião com os amigos, muita adrenalina e o que é mais importante, DENTRO DO AUTÓDROMO, aí está uma prova disto, Debarba, Iverson JN (eu), Fontana (in memoriam) e Scort, todos com mais de 25 anos de pista, muita experiência e responsabilidade. Estamos na arrancada em Curitiba desde que tudo começou...É MOLE?

Uma grande festa chamada arrancada, dos pilotos, do público, e nós agradecemos a todos vocês pela força, torcida e incentivo...FAZEMOS PORQUE AMAMOS este esporte chamado ARRANCADA.

Deixamos aqui um ADEUS ao amigo FONTANA que nos deixou prematuramente. Sua lembrança ficará cravada em nossos corações para sempre.

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MAURÍCIO DEBARBA

sagra-se campeão da

COPA BRASIL DE ARRANCADA 2.012 (402m).

clicando no banner acima você verá todos os campeões no site www.dragsterbrasil.com

 

Janine Furtado do programa PLUG da TV GLOBO/RPC entrevistou o piloto da Equipe POWERTECH/DEBARBA Drag Racing Team, Maurício Debarba. O programa foi ao ar no dia 18/12/2.010 às 11:30 hs da manhã.

 

PARANAENSE DE ARRANCADA 2.011 I CLIQUE AQUI e veja o SUPER VÍDEO de todas as LARGADAS de prova da 3ª Etapa do Paranaense de Arrancada. O vídeo está postado por DragsterBrasil no Youtube mesclando imagens feitas por DragsterBrasil e por BOB GENERIQ integrante da nossa EQUIPE.

obs: este vídeo foi o campeão de visitas do youtube no dia 17/06 na categoria automóveis logo após o DragsterBrasil.com colocar no ar...PARABÉNS A TODOS NÓS.

PARANAENSE DE ARRANCADA 2.011 II CLIQUE AQUI e veja o SUPER VÍDEO da 3ª Etapa do Paranaense de Arrancada. O vídeo está postado por Autodynamics no YOUTUBE com imagens cedidas e feitas por nosso BOB GENERIQ, integrante da nossa EQUIPE.

 

 

 

Resolvemos abrir o "BAÚ DA FELICIDADE" da Arrancada. Aqui você verá três SUPER CLIPES onde estão praticamente um resumo em vídeo de toda a carreira de MAURÍCIO DEBARBA.

Clicando sobre a foto ao lado vocês poderão ver dois clipes feitos pelos amigos Márcio Nogarolli e Claudio Kruguer (in memorian) do programa AUTO WORLD. Simplesmente um espetáculo sobre o 2º e 3º FESTIVAL BRASIL vs EUA.

 
Aqui temos simplesmente um SHOW de imagens de várias etapas, de várias cidades, junto com parte do making-off do comercial do FIAT PUNTO T-JET e um SHOW de bournouts.
 

 
Neste outro vídeo temos vários momentos da carreira de Maurício, desde o início com o Opala TROVÃO AZUL, GAIOLA SUICIDA, GAILINHA 6cc, GAIOLA V-8, TOP ALCOHOL, SLINGSHOT DRAGSTER e o atual TOP ALCOHOL DRAGSTER.

Conheça a HISTÓRIA DO PILOTO, CLIQUE AQUI ou no MENU ao lado e veja um breve relato da carreira do piloto Maurício Debarba.

 

 

Conheça melhor um Dragster. Colocamos a sua disposição detalhes do carro da nossa equipe, onde você poderá ver em detalhes como é e como funciona o Dragster. CLIQUE AQUI ou no menu sobre a palavra DRAGSTER e curta.

ATENÇÃO: A revista eletrônica DRAGSTRIP pois no ar com a matéria da BMW V-8 de Maurício Debarba. O pessoal da revista aproveitou a 2ª Etapa da COPA BRASIL DE ARRANCADA 2012 para fazer uma bela matéria com a BMW V-8 do piloto MAURÍCIO DEBARBA e promete surpreender.

O site da revista é: www.dragstrip.com.br

Desde já agradecemos ao Rodrigo Vieira e seu pessoal de trabalho pela dedição ao AUTOMOBILISMO NACIONAL em especial às provas de ARRANCADA.

Clique na foto ao lado e veja o vídeo feito por eles no final da matéria.

Clique aqui e conheça ela em detalhes...

 

 

Veja a grande puxada de final de ano. Debarba coloca o Top Alcohol Dragster da Equipe POWERTECH/DEBARBA Drag Racing Team a prova contra o A/FUEL Dragster da Equipe ARTIVINCO de São Paulo, do piloto Sidney "Grandão" Frigo. Veja no vídeo como foi uma das puxadas mais bonitas do 18º Festival Brasileiro de Arrancada. E deu DEBARBA.

CLIQUE NA FOTO AO LADO E VEJA.

DEBARBA vs GRANDÃO - 18º FESTIVAL

Por DragsterBrasil.com com imagens de Bob Generiq e outros.

Clique aqui e saiba como foi o 19º Festival Brasileiro de Arrancada realizado em dezembro de 2.012.
 

 

Desenho recebido via FACEBOOK feito por um fã...VALEU, MUITO OBRIGADO PELO CARINHO.

Veja aqui os vídeos das quatro largadas que levaram Maurício Debarba a vencer o 16º Festival Brasileiro de Arrancada em 2.009.

Puxada de 6,472 segundos. Na primeira oficial o carro já mostrou que estava tudo em ordem.

 
 

 

Este material é parte do DVD comemorativo dos 20 anos de carreira de Maurício Debarba.

Puxada de 6,203 segundos. Melhorando o tempo da primeira puxada.

 

Para ver basta clicar sobre cada uma das quatro imagens abaixo e aguadar carregar.

Puxada de 6,055 segundos. Melhor tempo da carreira do piloto Maurício Debarba na pista do AIC. Usando apenas METANOL, sem adição alguma de NITROMETÂNO. Carro quase pega o muro pelo lado direito.

 

 

Pode demorar um pouco, pois os arquivos são grandes.

Puxada final 6,824 segundos com o motor abrindo o bico.

 

Imagine que o que você gasta para fazer uma viajem do tipo Rio/São Paulo ou São Paulo/Curitiba com seu carro de passeio um Dragster consome em apenas UMA ÚNICA LARGADA.

Aqui você poderá ver uma pequena mostra de como um DRAGSTER consome combustível...CLIQUE AQUI....obs: UM ÚNICO CILINDRO.

 
 

 
O assunto agora é TRAÇÃO. A foto ao lado dá um exemplo claro de porque usamos pneus parafusados na roda, VHT/ TRAKE BITE (uma espécie de cola) na pista e toda aquela preparação de pista, concreto na área de largada, até mesmo nos 402 metros e tudo mais...é pra isto...para que o pneu sinta-se tão travado que jogue o carro para frente como se fosse um estilingue. Aí ele está travado no chão e a tendência da borracha é voltar o mais rápido possível para a sua posição original, aí temos este espetáculo...e quando a pista esta ruim, nada disto acontece, somente destraciona e muitas vezes cobre os pneus de fumaça perdendo preciosos milésimos de segundo. 

RAIO-X dos

TOP FUEL e FUNNY CAR

da NHRA

IMPERDÍVEL - CLIQUE AQUI e veja uma matéria sobre DRAGSTERS. Um Raio-X dos TOP FUEL e FUNNY CAR que andam na NHRA. Com comentários de David Grubnik e Jeff Arend pilotos da NHRA pela equipe Kalitta Motorsports em 2.008. (matéria traduzida e adaptada).

 

 

MARAVILHAS MODERNAS

DRAGSTER

IMPERDÍVEL - CLIQUE AQUI a assista a um vídeo muito especial que conta a HISTÓRIA DA ARRANCADA feito por MARAVILHAS MODERNAS. Contada por pilotos que fizeram parte da história da NHRA. Como tudo realmente começou, com depoimentos e muitos detalhes...IMPERDÍVEL. (obs: é um arquivo pesadíssimo...são 45 minutos de vídeo). Veja e indique para seus amigos.

Assista o vídeo da corrida de motos mais alucinante do mundo.

Isle Of Man TT é uma corrida de motocicletas realizada desde maio de 1907 na Ilha de Man, entre a Irlanda e o Reino Unido.

Todos os anos, a pequena ilha localizada no Mar da Irlanda treme com o barulho das motos das categorias Superbikes e Sidecars. Ao todo, a competição dura 14 dias.

Clique no símbolo ao lado e assista um super vídeo com a trilha sonora de MOBY...muito show.

 

PRA RECORDAR...ABAIXO.

 

Clique aqui e veja algumas dicas para sua viagem de férias (o que é necessário verificar em seu carro), dicas sobre arrancada e também seguro DPVAT.

 

 

VEJA AQUI os carros que Maurício Debarba usou nas ruas e pistas ao longo dos seus 26 anos de carreira...

Tudo começou com este Maverick V-8, debarba venceu sua primeira prova de arrancada com ele e foi numa pista de terra...dá pra acreditar?

Daí a primeira experiência com um carro Turbo foi com um Opala Diplomata igual a este, 6CC Turbo...e ainda tiveram dois outros Opalas que infelizmente não temos fotos disponíveis no momento, carros estes que foram a base da primeira Gaiola de pista e usavam MOTOR 6CC, TURBO E NITRO...pra quem conheceu eram o Opala Diplomata verde 4 portas e rodas aro 16 isto lá por 1.994 e depois outro Diplomata prata 1.991...esse então era um canhão...

 
Trazendo a experiência do turbo da rua pra pista apareceu o Trovão Azul, aí ao lado do Yellow Black Lethal, que usavam ambos seus atuais números 888 do Scort e 12 do Debarba. Sempre buscando inovar Debarba como vocês podem ver usava motor 6CC TURBO e RECUADO...ele ía sentado no meio do banco traseiro...putz...só deu rolo e começaram os boicotes, afinal era difícil pegar ele...rsrs.
A famosa Gaiola Suicida, que veio para tirar Debarba do tumulto dos boicotes na categoria, como queria competir subiu para os Tubulares da época, novos recordes...com mecânica 6cc TURBO E NITRO já em meados de 1.990...imaginem o que andava pra época...
 
   
Como o chassi era muito perigoso da SUICIDA, foi até o TRACK preparador da época e criaram esta Gaiola com motor traseiro GM 6cc, Turbo e Nitro...briga feia contra Manoel Bandeira e Italiano. Recorde de 10,670 segundos levou uns quatro anos pra ser quebrado pelo Brogster da POWERTECH pilotado por JAA.

Mudando apenas o visual e continuando a andar na frente a Gaiola ía ganhando fãs e Debarba títulos...no final de 1.991 Debarba ganhou um troféu de aproximadamente 1,80 de altura pela quebra do recorde...no final de 1.992 ficou novamente com ele porque ninguém quebrou seu recorde, nem ele mesmo...

 
 
Enquanto nas pistas Debarba andava quebrando recordes das ruas vinham algumas experiências feitas com seus carrros, este Opala 6cc Turbo e Nitro que foi capa de revistas foi um deles.

Depois de um tempo parado Debarba volta pras pistas com uma parceria com o JAA (POWERTECH) mudando toda a mecânica pra V-8, PAXTON e muito NITRO, já andando abaixo dos 10 segundos a briga era grande entre Debarba, Fontana, Yastaro, Garcia e o próprio JAA...tempos de muito adrenalida e de muita disputa.

Toda a mecânica usada na Gaiola vinha do saudoso Maverick da POWERTECH que era patrocinado pela empresa BRASILSAT na época...era um verdadeiro sonho ter tudo aquilo na Gaiola.

 
 
Afrânio Abreu abandona as pistas e Debarba acaba se tornando o piloto mais poderoso do Brasil na época...sentado num TOP ALCOHOL DRAGSTER (made in USA) bate recordes, ganha provas e muita fama...
Por fora na ruas desfilava com uma simples BMW M3 pacata pra quem via...usava o carro no "dia a dia" como se fosse um UNO MILLE, porém o porta-malas escondia um imenso cilindro de NITRO...credo...na rua...é meus amigos, esse cara não sabe brincar não...com um botão de acionamento embaixo do painel, quem se aproximasse com más intenções podia se dar mal...(boas épocas que se podia pensar em dar uma puxadinha na rua)...rsrsr.
 
 
Troca de modelito por gosto do dono da bola (JAA), que é o dono da POWERTECH e do TOP ALCOHOL DRAGSTER encomenda um modelo tipo Slingshot Dragster (um nostalgia mesmo) e Debarba muda de assento...
A bordo do Slingshot fez o recorde de velocidade da época em 407,02 km/h. Recorde esse que posteriormente foi por algum motivo qualquer colocado em uma gaveta pelos mesmos organizadores que o deram...(fazer o que...kkk)...Debarba foi piloto HOT/POWERTECH (revista HOT), correu em Interlagos e capotou, atropelou uma fotocélula no Rio Grande do Sul, ganhou corridas, duelos e foi andando...brigas duras contra Fontana, Takeda, Grandão entre outros...
 
 
Por fora na rua vendeu a M3 e comprou esta Mitsubishi 3.000 GT V-4, de 320 HPs, que graças a alguns aparatos tipo Kit HKS, NITRO, mudança de combustível e outros detalhes rodava com 550 HPs, agora como se fosse um pacato GOLZINHO 1.0 PLUS...kkk...isso no seu "dia a dia"...de quebra foi responsável pelo lançamento do Filme +VELOZES e + FURIOSOS, usou seu carro para a promoção e tudo, pré-lançamento do filme e a corrida criada para promover o filme aqui em nossa região...
Pausa na POWERTECH deu uma biliscada no FUNNY CAR da RACE POWER, antiga RACE FORCE...pena a chuva atrapalhar tudo...mas veleu a brincadeira...o show de fumaça dos belíssimos burnouts ficou aí pra relembrar a quem esteve lá e viu....
 
 
Novamente fora das pistas devido a um acidente sofrido por seu cunhado e amigo, para tranquilizar a família dá um ponto final na carreira...(eu Iverson JN) não acreditei quando ouvi, mas como amigo aceitei...durante três anos fomos junto ao autódromo e não perdemos uma única prova, até que JAA convida ele pra voltar e como era de se esperar...VOLTAMOS PRA PISTA...com vitória já na segunda prova a bordo do TOP ALCOHOL DRAGSTER de quase 3.500 HPs...briga de foice contra Alejandro e Grandão...de quebra foi requisitado por uma agência de propaganda para fazer o comercial de lançamento do FIAT PUNTO T-JET com o Dragster...

A 3.000 GT foi embora e Debarba na loucura pra comprar um Camaro SS, resolve ir pelo mais econômico, faz uma MONSTRUOSIDADE...pega uma pacata BMW 325i ano 1.996 e transforma no carro dos sonhos da maioria dos amantes de carro preparados...já veio pra rua com 400 HPs, neste momento está aguardando um upgrade para ir para uns 800 HPs com um Pro Charger.

Clique na foto ao lado e conheça em detalhes...

 
 

Depois aproximadamente de 18 anos de parceria entre JAA e Maurício Debarba, houve uma pausa para novos caminhos. Debarba compra seu próprio Dragster e JAA faz uma locação do Top Alcohol para o piloto baiano Avelino Queiróz. Tudo tranquilo como sempre foi, agora em uma nova fase vamos ver o resultado ao longo do tempo...

Era isso...NOS VEMOS NA PISTA!!!

por: IVERSON JN.

 

"NÃ"NÃO ABUSE DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS, AFINAL ARRANCADA E BEBIDA ALCOÓLICA NÃO COMBINAM."

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Contato

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